O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é, sem dúvidas, uma das principais estratégias de marketing digital, hoje. Diferente de outras estratégias, que se concentram em uma ferramenta específica, o Inbound Marketing se utiliza de todas as áreas e ferramentas envolvidas no marketing online para atrair, conquistar, converter e encantar os potenciais clientes do seu serviço, produto ou marca.

Mas antes de explicarmos o que é Inbound Marketing, vamos entender como funciona o marketing tradicional, o Outbound Marketing.

Marketing tradicional

A estratégia do Marketing tradicional, ou até mesmo da publicidade online, é levar a sua marca, produto ou serviço ao público de interesse. Essa forma de trabalho é fruto de anos experiências, que provaram funcionar, com os meios de comunicação em massa. Por isso, não é de se estranhar que, ao tentar fazer algum tipo de marketing e publicidade no ambiente da rede, as ferramentas e estratégias desenvolvidas tenham sido adaptações desse modo de comunicação.

Essa maneira de fazer Marketing é chamada de Outbound, pois exclui o consumidor do processo da venda. Além disso, é intrusivo e as taxas de eficiência tendem a diminuir mais a cada dia.

Algumas dessas ferramentas você já deve conhecer, por exemplo:

  • SPAM – envio de E-mails em massa, adquiridos com a compra de listas;
  • Plataformas de Ad Network – são os links patrocinados e sua evolução, as publicações sugeridas;
  • Banners e publicidade em sites;

Essas três ferramentas são exemplos claros e simples de adaptações das estratégias utilizadas em mídias de massa. Esse tipo de marketing é preguiçoso e voltado para o próprio marqueteiro, além de não se preocupar com o cliente.

O conceito Inbound

Inbound é justamente o contrário. Uma frase que pode sintetizar o que é Inbound marketing é “trazer o cliente para a conversa”. Sabemos que esse conceito parece um pouco fora da realidade, mas acredite, é justamente essa forma de fazer marketing que irá construir pessoas que terão prazer em divulgar a sua empresa.

As ações do Inbound marketing estão baseadas em:

  • Conteúdo;
  • Relacionamento;
  • Entendimento dos processos;

Esses três pontos serão cruciais para cada uma das etapas de uma estratégia Inbound, que são:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fechamento;
  • Encantamento;

Etapas de uma estratégia Inbound

Vamos entender melhor como esses três pontos se encaixam em cada uma dessas fases:

  1.  ATRAÇÃO – nessa primeira etapa, o conteúdo será usado para atrair visitantes para o seu site, blog ou página de vendas. Nesse momento as pessoas ainda não conhecem sua empresa, por isso, nada melhor que conteúdo de qualidade para quebrar esse gelo.
  2. CONVERSÃO – na segunda etapa, está na hora de dar um passo a mais nesse relacionamento e fazer os visitantes se tornarem leads. Esse termo define aqueles que fizeram algum tipo de ação em direção ao seu objetivo de venda. Essa ação pode ser o preenchimento de um simples formulário para recebimento de notícias, pedido de orçamento, interesse em algum conteúdo mais rico (E-books, Whaite papers, cursos). Etapas que, podem funcionar como iscas para que você possa conhecer melhor seu potencial cliente.
  3. FECHAMENTO – enfim, a venda, ou qualquer outra coisa que represente o objetivo final de sua estratégia. Agora o lead já virou seu cliente. Parabéns! Mas ainda existe uma última e importantíssima fase.
  4. ENCANTAMENTO – essa é a fase onde você, através da qualidade do conteúdo, do bom relacionamento criado e do bom entendimento e realização de cada processo, consegue criar um divulgador dos seus produtos ou serviços. Essa fase é importantíssima, pois demostra o auge do pleno funcionamento de uma estratégia de Inbound.

Ferramentas usadas pelo Inbound

Cada uma dessas etapas exigem uma ferramenta diferente ou complementar.

Para atrair visitantes você precisará produzir conteúdo relevante, ou seja, que realmente seja importante para seu público. Para fazer isso, você precisará criar personas desse público (personas são representações fieis das características de seus potenciais clientes que te ajudará a entender as demandas de conteúdo deles), precisará também otimizar seu site para as ferramentas de buscas (SEO), e ainda, fazer um bom trabalho de distribuição desse conteúdo nas redes sociais.

Para converter você precisará ter chamadas para atenção que sejam atraentes para seus visitantes. Coloque iscas de conteúdos exclusivos e seja bastante claro e simples nessas ações.  A conversão é a primeira etapa para começar a levar esses leads a passar pelo funil de vendas, e assim, chegar até o fim da jornada do comprador. Essa passagem é trabalhada através do E-mail marketing e também das redes sociais.

Quando, finalmente, esses leads realizarem a compra de seu produto ou solicitação do seu serviço, será feito o fechamento. Dependendo do seu negócio, esse fechamento dependerá do fator humano, com a presença e um bom atendimento prestado pelo vendedor. Mas calma ainda não acabou.

O encantamento é feito, principalmente, no pós venda. Nesse momento o atendimento e a continuidade do relacionamento criado, farão do seu cliente um verdadeiro fã e provável comprador recorrente. Esse encantamento pode ser promovido com disponibilização de conteúdo exclusivo, Email Marketing que incentive mais conversão de acordo com os interesses dessa pessoa, e também, através das redes sociais, com o engajamento e contato com os mesmos.

Afinal, o que é Inbound Marketing?

Tudo isso e muito mais! A muito para se aprender sobre como realizar uma boa estratégia de Inbound Marketing capaz de atrair ótimos resultados para a sua empresa. Por isso, a Marketing Que Funciona continuará produzindo conteúdo destinado a esse tema.

Conclusão

Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você e para o seu negócio. A nossa intenção foi mostrar a vocês essa alternativa ao marketing tradicional que vem conquistando cada vez mais espaço na internet, e até sendo empregada fora dela. Sinta-se à vontade para tirar qualquer dúvida ou entrar em contato, pelos comentários ou clicando aqui para nos enviar um E-mail.

Até a próxima!

2 comentários em “O que é Inbound Marketing?

  1. muito interessante, por isso não estava conseguindo obter resultados usando táticas do mkt tradicional, principalmente a AIDA sem levar em conta as particularidades do ambiente web.

    muito bom este artigo.

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