Conteúdo relevante: a chave para o sucesso na internet

Olá, vamos conversar sobre marketing que realmente funciona?

Por que você esta lendo esse artigo? Será que foi a imagem que te chamou a atenção? Ou será que foi o título que instigou a sua curiosidade?

Independente de qual tenha sido o motivo de você ter se interessado em ler esse artigo, imagine agora que você comece a leitura e se depare com um texto mal desenvolvido que não é útil de nenhuma forma para você ou que, pior ainda, não cumpre em nada a promessa feita no título.

Temos certeza que você deixaria de ler ele na mesma hora e nunca mais voltaria a acessar esse site. Isso acontece porque a moeda de troca da internet é o conteúdo, mais que isso, conteúdo relevante.

Os usuários da internet não aceitam serem enganados. Eles sempre buscam conteúdo relevante, independente do formato desse conteúdo (texto, vídeo, áudio, imagem). Se for para ser entretenimento, que seja uma qualidade que atenda as expectativas do público. Se for para ser científico, que traga informações verdadeiras.

Conteúdo relevante é exatamente isso: toda informação compartilhada que seja realmente útil e tenha algum valor para o público a que se destina. Ou seja, conteúdo relevante é o conteúdo que realmente tem algum valor para a audiência que o consumirá.

É por isso que o marketing de conteúdo (estratégias para criação de conteúdo relevante) é a ferramenta principal para qualquer o sucesso de qualquer estratégia séria de marketing para internet, e aqui na Pulse nós levamos conteúdo muito a sério.

Então, vamos entender como funciona…

O que faz um conteúdo relevante?

A primeira coisa você precisa para começar a produzir conteúdo relevante é entender melhor seus públicos. Para isso você tem que dar um passo além do conceito de público do marketing tradicional, da publicidade e da propaganda… Conheça o conceito de persona.

A persona, ao contrário do público alvo, é a construção de personagens feita através de pesquisas. São os resultados dessas pesquisas, feita com pessoas reais, que te permitirão conhecer as reais dificuldades deles, para que você possa então criar um conteúdo capaz de suprir todas essas necessidades da melhor forma possível.

Você pode aplicar esse conceito de persona a qualquer produto, serviço, ideia, programa.

Esse conhecimento vai ser importantíssimo também para escolher o melhor formato de transmitir esse conteúdo. Vídeos, Podcasts, blog posts (artigos) ou postagens nas redes socais, são ótimos exemplos de formas que você pode compartilhar esse conteúdo. A escolha da forma de compartilhar vai depender do seu público.

Existem pessoas capazes de produzir E-books (livros eletrônicos) com conteúdo riquíssimo, mas que não alcançam seus públicos simplesmente porque eles não gostam de ler. Por isso não basta simplesmente compartilhar conhecimento, tem que haver um planejamento.

Mas porque é tão importante?

Em qualquer estratégia de marketing digital, a melhor forma de se conquistar clientes é fazendo eles chegarem até você. E você só consegue isso ao atrair-lo com um conteúdo relevante. Isso dará a ele a oportunidade de conhecer sua empresa, seu negócio, produtos ou serviços que você tem a oferecer.

É nesse momento que você começa a criar um relacionamento com seus possíveis clientes, que ele começa a pensar em você de uma forma diferente, e com o tempo, quando ele estiver pronto irá adquirir seu produto ou utilizar seus serviços.

Quanto mais conteúdo relevante você for capaz de produzir, maiores serão as chances de você ser encontrado. Aqui vale aquela velha regra de que qualidade é melhor que quantidade. Por isso crie uma frequência. Mesmo que você só consiga produzir um conteúdo “realmente relevante” uma vez por semana, o faça, mas não perca frequência.

Conclusão

Existe um “universo” de estratégias que te ajudarão a alcançar resultados através do conteúdo. Nós queremos te ajudar, por isso em breve estaremos publicando mais artigos voltados para esse assunto, Marketing de Conteúdo.

Gostou desse artigo? Ele foi útil para você e seu negócio de alguma forma? Lembre que nós da Pulse queremos te ajudar a alcançar os melhores resultados possíveis, por isso nos preocupamos em criar sempre um conteúdo realmente relevante.

Se você se interessou em saber mais sobre nós e sobre Marketing Digital acesse nosso site – clique aqui – e sinta-se à vontade para entrar em contato. Até a próxima!

 

 

3 comentários em “Conteúdo relevante: a chave para o sucesso na internet

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