Como vender com ajuda da internet

A internet é incrível! Há inúmeras oportunidades de negócios que ela pode oferecer a sua empresa.  As possibilidades são tantas que a questão que surge é: como posso aproveitar esse maravilhoso veículo de comunicação, que conecta um mundo inteiro de ideias e preferências para gerar vendas para o meu negócio?

Enfim, você precisa descobrir como vender com ajuda da internet, e é isso que vamos te ensinar!

1 – Encontre seu público

A essa altura você já deve ter em mente qual seu público. Nos veículos tradicionais de publicidade, e de comunicação em geral, se trabalha amplamente o conceito de Público Alvo.

No Marketing Digital trabalhamos com um conceito de Persona. A diferença entre público alvo e persona é a quantidade de informações que você precisa reunir para formar o seu público. Vejamos na prática:

Exemplo de Público Alvo:

  • Faixa-etária: de 35 a 55 anos;
  • Sexo: feminino;
  • Localidade: morador de uma cidade no nordeste;
  • Renda: entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês;
  • Nível de ensino: superior;

Agora vamos ver um Exemplo de Persona:

  • Nome: Marcelo Couto;
  • Idade: 32 anos;
  • Profissão: Gerente de Marketing numa empresa local do ramo de turismo;
  • Estado civil: casado, com um filho recém nascido;
  • Objetivo e dificuldades: gerar mais vendas de pacotes de turismo para sua empresa, e sua maior dificuldade são os elevados custos desses pacotes;
  • Nível de ensino: Superior e Pós-graduado;
  • Salário: R$ 5.000

Percebe a diferença entre os dois? A Persona lhe fornece informações que te permite compreender a real necessidade do seu público e as dificuldades por ele enfrentadas. Isso vai te permitir criar uma melhor segmentação na hora do planejamento e direcionamento da sua estratégia de Marketing Digital.

*A chave para vender com ajuda da internet é a segmentação. Quanto mais segmentado for seu produto ou serviço, mais fácil será de se obter uma maior taxa de conversão (explicarei o que é conversão mais adiante).

Enquanto o Público Alvo te fornece somente uma visão genérica do seu público a persona te garantirá todas as informações necessárias. Como você obtém informações tão específicas? Com pesquisa.

Existem, basicamente, três formas de você fazer essa pesquisa, são elas:

  • Entrevista com os seus clientes atuais;
  • Contratação de Pesquisas;
  • Online;

Pesquisas com clientes atuais só serão eficientes se você já tiver uma grande cartela de clientes, e é uma das formas mais eficientes. Se você está começando agora seu negócio, ou está migrando de área, a melhor opção é a contratação de pesquisas, mas essas pesquisas geralmente custam caro, então se você não tiver muito dinheiro para investir a alternativa seria a pesquisa online.

Exitem várias formas de você fazer essa pesquisa online, desde interagindo em grupos específicos em redes socais ou fóruns, até anúncios de formulários no Google Adwords ou Face Ads.

Após ter criado sua persona, ou personas, você precisará saber quais formas de chegar a ela, ou melhor, fazer ela te encontrar!

 2 – Estabeleça uma presença online

A segunda coisa que você precisa, com certeza, é ser encontrado pelo seu público. Agora que você já sabe quem são suas personas, já deve saber quais canais ela utiliza, quais redes socais ela tem perfil e quias seus interesses comuns na internet.

Você precisa agora estabelecer uma presença forte em cada um desses canais. Sobre as redes sociais temos um conteúdo dedicado a esse tema.

Agora que você esta nos canais que ela utiliza você precisa de local para tratar o seu tráfego. Sim, pois seus seguidores, nas redes sociais não são seus, são da rede social.

Nós aqui na PULSE sempre indicamos que você tenha um Blog. Por dois motivos:

  • Não requer a complexidade da construção de um Site;
  • Por que é um plataforma criada para compartilhamento de conteúdo, que é uma das chaves para sua estratégia;

A partir do momento que você estabelece sua presença online você passa a construir uma audiência. A partir desse momento é que você começa a trabalhar a intenção de compra dessa sua audiência.

Vou fazer uma pausa aqui para deixar uma super dica: quando falamos em tratar uma audiência significa que você deve se relacionar com o seu público. Como você se relaciona como ele? Fornecendo algo de valor, em geral, conteúdo relevante. Marketing Digital não é veículo de massa, você não pode enganar seu público, não por muito tempo. Então faça o que se propõe a fazer, se não, vai estar fazendo um trabalho reverso ao seu objetivo.

3 – Trabalhe a máquina de vendas

Uma vez que você já tem uma audiência você deve começar a trabalhar essa audiência para conseguir vender com ajuda da internet. No Marketing Digital existe um conceito muito difundido que é o Funil de Vendas.

Como funciona? Bem, basicamente são etapas decrescentes que seu público percorrerá até chegar à CONVERSÃO. Conversão é o seu objetivo, por exemplo: vender seu produto, fazer com que contratem seu serviço, ou etc.

O Funil de Vendas se divide, basicamente, em três partes distintas:

  • Topo;
  • Meio;
  • Fundo;

No topo do funil vão estar aqueles que provavelmente não sabem que precisam do seu produto ou serviço, mas que demonstram interesse em algum assunto que sua área abrange.

Por exemplo:

Vamos supor que você tem uma rede de assistência de computadores. Alguém esta com problemas no seu computador, seu PC está desligando  repentinamente por um problema na fonte. Esse usuário pesquisa no Google: PC desligando repentinamente, e acaba encontrando um artigo seu falando justamente sobre esse assunto. Esse usuário está no seu topo de funil.

Meio do Funil – esse usuário descobre que, provavelmente, o problema está na fonte. Então ele é encaminhado para um outro artigo seu, através de link interno do próprio artigo, que fala sobre fontes e explica a ele a importância dela.

Agora o usuário já sabe que tem um problema e que precisa resolver – ele está no meio do funil agora.

Fundo do Funil – agora o seu usuário percebe que precisa de ajuda profissional para sanar o problema do seu computador, ele agora está no funo do funil.

É quando ele vê uma chamada para ação no seu Blog dizendo: “olha, se você precisar de ajuda, temos atendimento em domicilio. Basta você agendar aqui no blog, inclusive o pagamento pode ser feito no cartão em x vezes!”.

Nesse momento o usuário decide te contratar e passa do fundo do funil para a conversão – quando a contratação é feita.

Esse foi um exemplo simples de como funciona o Funil de Vendas. A ideia é que esse processo se torna automatizado e cada vez mais escalado (aumentado exponencialmente). Claro que nem todos que chegarão no Blog ou Site passaram tão rapidamente pelas etapas do Funil, mas esse processo é progressivo e eficiente.

4 – Vendas com recorrência

Uma das maravilhas do Marketing Digital é que ele altamente é escalável. Ao contrário da propaganda de massa que só funciona enquanto estiver sendo realizada, ou seja, sua marca tem que ser imposta o tempo todo para os seus possíveis clientes.

O processo de Vendas Recorrentes se dá quando um cliente que já passou pelo seu funil de vendas, continua sendo nutrido por etapas adjacentes desse funil e realiza upcells de seus produtos ou serviços.

*UPCELL – é quando um lead (usuário que entrou para sua lista de Email Marketing) que já foi convertido, ou seja, já comprou seu produto ou utilizou seus serviços, é encaminhado a consumir novos produtos ou serviços complementares a aqueles.

Como você consegue essa recorrência, esses upcells são alcançados através do relacionamento e nutrição desses leads. Você consegue isso ao atender as necessidades do seu nicho, do seu público.

Oportunidades do Marketing Digital

Agora que você já sabe, basicamente, como vender com ajuda da internet utilizando a estratégia do Funil de Vendas do Marketing Digital, você já deve estar imaginando as inúmeras possibilidades que você pode realizar. Você vai começar até a perceber muitos desses processos nos sites que você visita, nos blogs e até nas redes sociais das quais você é membro.

O Marketing Digital pode te ajudar a alcançar praticamente qualquer objetivo do seu negócio, basta que você conheça as estratégias e as implemente. Não há erro, as técnicas apresentas por nós aqui no Blog são 100% de Marketing que Funciona, e nós levamos nosso conteúdo muito a sério!

Fique à vontade para deixar seu comentário, tirar dúvidas ou entrar em contato. Estaremos sempre aqui para te ajudar!

 

 

2 comentários em “Como vender com ajuda da internet

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