Aprenda a gerar resultados com Marketing Digital

Na internet é possível encontrar um conteúdo muito vasto sobre Marketing Digital, suas ferramentas e casos de sucesso, porém existe uma dificuldade de se passar a lógica por trás de tudo isso.

Quais os elementos que tornam possíveis de alcançar esses resultados? Quais princípios que fazem determinada estratégia se tornar replicável para outros modelos de negócios? Ou seja, falta uma compreensão mais ampla de como funciona o Marketing Digital.

Por esse motivo nossa proposta é compartilhar quais são os princípios que, nós da Pulse, destacamos como sendo essenciais em qualquer estratégia de marketing digital e que, por experiência própria, podem sim trazer certeza de resultados, independente do mercado específico ou do modelo de negócio que você trabalhe.

Dividimos esses princípios em 4, são eles:

1 º – Entenda bem o que o seu público quer

A coisa mais importante que você precisa é se preocupar com o que as pessoas querem, o que elas estão buscando quando acessam a internet em seus computadores ou de seus dispositivos móveis. Entenda que o seu público de interesse, o seu público alvo, estará sempre em busca de alguma coisa, quais são essas demandas.

Existe uma certa tendência de interesses mais comuns para os usuários da internet,  esses interesses são basicamente 4:

  • Conhecimento
  • Relacionamento
  • Entretenimento
  • Soluções

As pessoas que compram seus produtos ou utilizam seus serviços (seus potenciais clientes), provavelmente, estarão acessando a internet em busca de uma desses quatro interesses.

E como você consegue descobrir isso? Pesquisa. Tudo partirá de pesquisas, nada de “achismo” ou intuição. Aliás, esse é o motivo do fracasso da maioria das estratégias de marketing para internet.

Por se basearem em dados fictícios as empresas acabam por não conseguir suprir as demandas de seus públicos, para assim, poder conquista-los e atraí-los.

Uma vez que você já sabe quais as demandas do seu público, procure saber como ele se comporta na internet…

2º – Entenda a experiência do usuário

O que é experiência do usuário? É a forma como seu público interage com a própria internet, em outras palavras, de que forma ele costuma “usar” a internet. O que ele faz nos sites que visita, que tipo de experiências de relacionamentos ele busca nas redes sociais, tudo isso são informações importantes para que você entenda o comportamento dele quando está online.

Conhecendo os canais que ele utiliza, os interesses e comportamentos dele nesses canais, você poderá começar a traçar a melhor forma alcançar mais e mais seus potencias clientes e criar oportunidades de negócios entre vocês.

3º – Seja uma solução para ele

Agora que você já compreendeu quais as demandas de seu público e como ele se comporta na rede, você pode apresentar seu produto ou serviço, de forma que venha a suprir essa necessidade, sendo para ele uma solução.

Com um produto que realmente funcione você só precisará se tornar encontrável na internet. Nesse momento é que você usaria as ferramentas do marketing digital e suas estratégias, como inbond marketing, SEO (otimização para ferramentas de buscas), Email Marketing, marketing de conteúdo, entre outras.

Mas quando você conseguir atraí-los, você vai precisar estabelecer um relacionamento com esse público, afinal…

4º – A base de tudo é o relacionamento

Na internet, ao contrário das mídias de massa, as pessoas ganham voz, elas ganham a oportunidade de interagir bilateralmente com o seu negócio. Daí a importância de se estabelecer um relacionamento com o seu público.

Esse relacionamento não é pautado simplesmente em conversa, mas principalmente em trocas. E como já dissemos em outro artigo, a moeda de troca da internet é o conteúdo. Não é qualquer conteúdo, mas conteúdo relevante, conteúdo que seja realmente útil para sua audiência.

Será o conteúdo relevante que te permitirá pedir as informações, dados e até mesmo importâncias monetárias (se for o caso). Essas informações serão essenciais para que você possa guiar esses potenciais clientes rumo a decisão de compra (funil de vendas).

Conclusão

Se você seguir estes princípios em sua estratégia de marketing digital seus resultados serão garantidos. Claro que não se trata de uma fórmula mágica, para que possa ser implementada você precisa dominar as ferramentas do marketing digital.

Mas não se preocupe, nós aqui da Pulse nos comprometemos em ensinar vocês como levar essa estratégia adiante juntamente com todas as ferramentas. Nosso objetivo é que você possa compreender o enorme potencial da internet em gerar resultados reais e surpreendentes para o seu negócio, independente do mercado ou modelo de negócio.

Queremos que você se sinta à vontade para fazer perguntas nos comentários ou entrar em contato conosco, um de nossos consultores terá prazer em te atender. Até a próxima!

 

 

 

 

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