7 vantagens que fazem o marketing digital ganhar da Publicidade

Quem é empresário e empreendedor sabe a importância que a propaganda tem nos resultados de vendas. Há até quem diga que “a propaganda é a alma do negócio”, e eles tem razão.

Mas nós, profissionais de comunicação, sabemos que, na prática, a médio longo prazo, o que vale realmente é um bom planejamento de marketing. E não estamos falando somente de marketing digital, é de marketing mesmo.

Mas vamos entender primeiro o que é o Marketing. São as ações e estratégias da comunicação mercadológica. Nela são desenvolvidas as táticas de promoção dos produtos, serviços, ou as ideias do seu negócio. Em outras palavras, é o método que você utilizará para fazer seus públicos de interesse (público alvo) conhecerem esses produtos e serviços.

A forma mais conhecida de trabalhar o Marketing é através da Publicidade e Propaganda. Na propaganda, geralmente você utiliza estratégias de Outbound Marketing, que é quando você leva a sua marca até as pessoas.

Por exemplo, quando interrompe o programa preferido de TV delas com um comercial, quando você entrega um panfleto para o motorista enquanto ele espera impacientemente que o sinal abra, ou quando você insere seu anúncio entre as matérias da revista preferida dele. Tudo isso são formas de fazer sua marca chegar até eles.

Esses são alguns exemplos, mas não pense que essa estratégia se restringe as mídias tradicionais. Na verdade, a internet se utiliza muito quando, por exemplo, seu cliente está louco para assistir o mais novo vídeo do canal preferido dele do Youtube e é obrigado a esperar 5 segundos até seu anúncio permitir o “pular anúncio”, ou melhor, quando seu público vai ler aquele blog superinteressante e vê seu banner na lateral da página “piscando” igual a uma árvore de natal.

Não estamos aqui para dizer que isso não funciona, de maneira alguma somos loucos de falar uma coisa dessas, até por que em nossa equipe temos publicitários muito experientes que sabem que é possível obter resultados.

Porém, até eles já entenderam que as estratégias de Marketing Digital são muito mais eficientes, por isso vamos mostrar a vocês as vantagens do Marketing Digital voltado para o Inbound Marketing. Como fazer o cliente “chegar” até você é muito mais vantajoso do que contar simplesmente com a Publicidade e propaganda.

Sem mais delongas, vamos a elas:

1ª. Valor de investimento

Você já tentou anunciar um comercial na TV? Sério, o custo de qualquer mídia de massa é muito maior que o de qualquer campanha de Marketing Digital.

O motivo é simples, não que o sindicado dos Marketeiros Digitais tenha um teto baixo, nada disso.  O problema é que a própria veiculação de uma mídia custa caro.

Imagine os custos que não se tem para ter uma emissora de TV funcionando? Sem contar na tecnologia necessária para se veicular um comercial e produzi-lo, produtora, atores, locutores… Tudo isso aumenta muito o custo. A mesma coisa é um Jornal Impresso, até panfletos para gerar resultados tem que ser impressos em grande quantidade e isso custa caro.

Agora na internet, os custos são de preparar os canais (sites, blogs, redes sociais) e o resto é expertise e estratégia da sua consultoria. As estatísticas dizem que os custo do Marketing Digital são 80% menores que o da Publicidade.

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2ª. Mensuração de resultados

Se você tem alguma experiência com internet sabe muito bem que dá para se medir quase tudo, sério mesmo, até onde você clica pode ser usado como métrica para resultados.

Agora compare a capacidade de medir esses resultados com a Publicidade. Quais são as formas de saber se os seus resultados de vendas realmente são provenientes da estratégia em si? E se não der certo, como vai saber qual foi o erro? Pois é, não tem como.

Falando em “saber o que deu errado”, isso nos leva a próxima vantagem…

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3ª. Feedback Instantâneo

No marketing Digital você consegue ter um Feedback quase que em tempo real da sua estratégia. Se ela for ruim, não se preocupe, logo você começará a perceber, e poderá rapidamente mudar o curso das coisas.

Na Publicidade quanto tempo você teria para perceber que algo está errado? Com certeza só depois de ter gastado boa parte da sua verba de veiculação.

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4ª. Vitalício

Se sua estratégia for bem elaborada seu marketing será estendido por tempo indefinido. Um conteúdo que você põe hoje em seu site ou blog ficará disponível amanhã, depois de amanhã, ou até a internet ou mundo acabarem.

Já na publicidade, seu comercial de TV durará o mesmo tempo que a sua verba de veiculação e só permanecerá na memória do seu público por no máximo um mês. Isso sem contar os impressos que, geralmente, vão parar no cesto de lixo.

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5ª. Relacionamentos duradouros

Se você já acompanha os artigos do nosso blog já sabia dessa. Sempre falamos que o Marketing Digital é baseado no relacionamento bilateral. Ou seja, o Público tem a oportunidade de se relacionar com sua marca, de interagir, isso faz com que as pessoas construam um vínculo duradouro de consumo.

Se bem trabalhado, esse relacionamento pode fazer com que seja construído um vínculo duradouro de consumo de seus produtos e serviços. Isso irá gerar o que denominamos como consumidor fã, que não somente irá consumir seus produtos, mas indica-lo veementemente a qualquer um que seja um potencial comprador.

Para que você tenha resultados reais em mídias de massa você precisa estar presente continuamente, pois assim que você parar de anunciar, de estar todos os dias aparecendo para esse mesmo público, ele logo se esquecerá de você. Por isso, não pare de anunciar, ou invista em Marketing Digital.

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6ª. Direto no Alvo

Você já deve ter ouvido falar da imensa capacidade de segmentação da internet. Não é lenda. Por sua incrível capacidade de medir quase tudo, ela também é capaz de guardar informações sobre você como usuário. Essas informações são obtidas por suas redes sociais e no próprio Google, quando você está logado.

Essas informações são usadas por algoritmos que irão definir o que importa para você, tanto nos seus feeds de atualizações, como nos próprios resultados de pesquisas. O marketing Digital vai usar isso para atingir diretamente os seu público de interesse, evitando assim de desperdiçar tempo e dinheiro com audiências que não são importantes para você.

Na Publicidade, por mais que você tenha os dados estatísticos (como ibope) dos programas, jornais, ou de locais para entrega de panfletos, você na verdade sempre estará desperdiçando dinheiro com as falhas dessas estatísticas.

Pense quantos homens não assistem programas destinados ao público feminino (e vice-versa), ou quantas crianças não assistem à programação destinado aos adultos. Além de inúmeras variações que diminuem a eficiência dessa segmentação.

Isso dá mais uma vantagem ao Marketing Digital.

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7ª. Não há limites criativos

Como última vantagem que separamos nesse conteúdo para você está as ilimitadas oportunidades de implementação de estratégia. Não estamos dizendo que dá para “reinventar a roda”, mas dá para chegar perto. Sempre haverá formas de otimizar os processos já existentes e, contanto que você respeite a lei, quem manda no seu site, no seu blog é você.

Não estamos dizendo que na Publicidade não se use a criatividade, mas a liberdade e possibilidades que se tem de fazer isso no marketing digital são infinitamente maiores!

Por fim…

Por todos esses motivos nós aqui na Pulse somos apaixonados pelo Marketing Digital e realmente acreditamos nos resultados que ele é capaz de gerar para sua empresa.

Sinta-se à vontade para deixar qualquer dúvida ou comentário aqui em baixo, ou melhor ainda, entre em contato conosco, um de nossos consultores fará de tudo para te ajudar!

Até a próxima!

 

 

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